segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Exercitando com a charge...

Hoje minha opção foi a charge. Elas foram criadas no século XIX por pessoas opostas ao governo e críticos políticos com o objetivo de satirizar, através de uma caricatura, algum acontecimento atual. A palavra charge tem origem francesa charger e significa carga/exagero. É considerada uma crítica político-social onde o artista expressa sua opinião sobre determinadas situações.


Nesta charge, Benett utiliza recursos visuais e verbais para nos transmitir sua crítica a respeito dos horários políticos, argumentando que é melhor assistir a um desenho animado ao ter que assistir os horários políticos, ou seja, critica a política de um modo geral.

Podemos aplicar ainda os conceitos que apresentei nas postagens anteriores...
O verbo interrompemos vem do infinitivo interromper. Assim, percebemos o acréscimo de morfema, ou seja,  morfema aditivo.

Façamos a conjugação:


Perfeito do Indicativo:

eu interrompi
tu interrompeste
ele interrompeu

nós interrompemos

vós interrompestes
eles interromperam

Segundo a tabelinha explicativa de Valter Kehdi, as cinco primeiras pessoas são isentas de desinências modo-temporais. E a primeira pessoa do plural é composta pela desinência [-mos] que denota a desinência número- pessoais, neste caso, marcando a pluralidade.


Um comentário:

  1. Com esse exercício você amarrou bem seus últimos posts, ficaram completos.Parabéns.

    ResponderExcluir