sábado, 16 de fevereiro de 2013

Praticando o Morfema Zero

Primeiramente, precisamos entender o que é um morfema zero. Ele significa a ausência de alguma marca em uma palavra. Pode ser ausência da marca de pessoa, de gênero, número. Mas para identificarmos um morfema zero precisamos prestar atenção em alguns detalhes, tais como Kehdi, 1999, nos mostra:
1. é preciso que ele represente um espaço vazio;
2. precisa da comparação com outra palavra para reconhecer sua ausência de marca;
3. a noção expressa pelo morfema zero deve ser inerente a classe gramatical do vocábulo analisado.

Com base nessa pequena explicação do morfema zero, vamos exercitar através de charge!


A charge acima faz uma crítica a falta de ética, usufruindo do ambiente escolar para desenvolver essa ideia. O criador da charge evidencia ausência através da fala do aluno "roubaram o giz, professora".

Agora, vamos analisar os morfemas zero que compuseram a charge.
A palavra "escreva" é um verbo, podemos contrapor com o outro verbo "escrevam", percebemos que existe uma ausência de morfema, enquanto temos o morfema {-mos} do outro verbo. Já no segundo verbo "roubaram" percebemos a presença de morfema {-am} ao compararmos com roubou que tem morfema zero para número-pessoa e de modo-temporal (sugiro que tenham em mãos a tabelinha que Kehdi nos disponibiliza em seu texto Morfemas do Português).

Agora, vamos falar sobre o substantivo "professora", ao compararmos com professor, percebemos a presenta do morfema {-a} indicando o genero feminino e ausencia de marca de plural, determinando sua singularidade.

Um comentário:

  1. Com essa postagem você termina as avaliações com chave de ouro. Parabéns, você fez um excelente trabalho ao longo do semestre. Continue assim. E você não precisa para de escrever, mantenha o blog vivo, pense nisso. Abçs.

    ResponderExcluir