Hoje, o post será bem interessante, pois entenderemos a diferença entre a raiz e o radical.
Apesar de muitos livros nos confundirem a respeito destes dois conceitos, através das explicações de minha professora, entendi qual é o real sentido destas duas palavras.
Iniciando pelo radical, percebe-se que ele é visto pelo estudo sincrônico. Segundo Kehdi, 1999, o enfoque sincrônico é o estado atual, com preocupações marcadamente descritivas. De forma resumida, é a parte da palavra que não pode ser reduzida. Ou seja, é a parte da palavra que está presente em todas as formas de uma mesma palavra. Podemos encontrar esse radical através da flexão de gênero e número, no caso de nome, e em número, pessoa, tempo e modo, no caso dos verbos. Vejamos:
Vamos conjugar o verbo amar no presente e no pretérito perfeito:
PRESENTE PRETÉRITO PERFEITO
Eu amo Eu amei
Tu amas Tu amaste
Ele ama Ele amou
Nós amamos Nós amamos
Vós amais Vós amastes
Eles amam Eles amaram
Neste caso, percebemos que o radical da palavra amar é o am, pois ao fazermos a conjugação a única parte em que permaneceu em todas as formas fora esta.
Vejamos agora um exemplo de nome flexionando-o em gênero e número:
Terra/ Terras (Radical = terra)
Terreno/ Terrena (Radical = terren-)
Terrenos/ Terrenas (Radical = terren-)
LEMBRETE: É válido lembrar que a raiz pode coincidir com o radical.
A raiz vem de um estudo diacrônico. Para Kehdi, 1999, o enfoque diacrônico é a compreensão baseado no processo evolutivo, desde fases mais antigas até hoje. A raiz é um morfema que não pode ser dividida, além disso, é analisada em um grupo de palavras. Ou seja, ela é o morfema comum a várias palavras de um mesmo grupo lexical, portador do significado léxico. Para chegarmos a raiz de uma apalavra, precisamos observar em um grupo lexical e detectar o elemento morfológico comum.
Vejamos o exemplo do campo lexical terra e a palavra ferro, utilizada por Kehdi, 1999:
Terra Ferro
Terreiro Ferreiro
Terraria Ferradura
Terreno Ferramenta
Térreo Enferrujar
Enterrar
No caso acima, percebemos no grupo de palavras terra, um elemento comum, -terr-, por isso ele será a raiz. Na segunda palavra, percebe-se o termo -fer-, compondo-se também como raiz. Eu ainda acrescentei a palavra enferrujar, pois é do mesmo grupo de palavras, com a presença do afixo en-.
Além de tudo que aprendemos percebemos um elemento na palavra enterrar e enferrujar, o prefixo en, que será tema de nossas próximas discussões.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá! Apesar de você ter removido o comentário, eu pude lê-lo em mensagem de e-mail! Fico muito satisfeita em saber que pude esclarecer esses dois conceitos! A gramática nos confunde muito! Fiquei mais realizada ainda pela sua crítica extremamente pertinente! Irei fazer as correções agora mesmo! Muito obrigada :)
ResponderExcluirSou estudante de Letras e sua postagem foi muito esclarecedora.Obrigado!
ResponderExcluirEstou feliz em ter ajudado! (:
ResponderExcluirAmei sua explicação!...
ResponderExcluirBastante esclarecedora .
Excelente explicação! Bom trabalho!
ResponderExcluirMuito Bom!
ResponderExcluirAgora eu entendi!
ResponderExcluirObrigado pelo post, vou te dar um 10!
Obrigada esclareceu todas as minhas dúvidas pois não tinha entendido a diferença entre radical e raiz. Corri para a gramática e pimba! Ela tampouco não explicou raiz como não citou exemplos, utilizou radical sempre, até em exemplos que eu sabia que era raiz. A gramática disse que não era possível empregar o termo "raiz" pois é necessário um conhecimento específico de etimologia. Obrigada por me salvar. Acho lamentável a não especificação de cada um dos dois na gramática, impossibilitando a aprendizagem.
ResponderExcluirgostaria de saber se não existe RADICAL na forma nominal? ex: na palavra TERRENO,existe raíz e radical ? obrigada pela resposta.
ResponderExcluirmuito bom me esclareceu a mente!
ResponderExcluirMuito bom! Obrigado!
ResponderExcluirDesculpe, mas eu não consegui entender a diferença :o Para mim os dois são iguais. Ambos mantém a parte que dá sentido à palavra... isso é muito confuso rs
ResponderExcluir